quarta-feira, 13 de julho de 2011

Problemas nutricionais relacionados à desnutrição


Em nosso país, alguns problemas nutricionais estão relacionados à desnutrição, como hipovitaminose A, bócio e doenças correlacionadas a hábitos alimentares inadequados, como a anemia, obesidade e dislipidemias, que afetam tanto a população empobrecida como as demais parcelas da sociedade.

O quadro a seguir apresenta os principais problemas nutricionais que ocorrem no Brasil. Ressalta-se que alguns dados foram obtidos em fontes produzidas por estudos nacionais; outros, por pesquisas regionalizadas - importantes para se conhecer a realidade local, o número de pessoas atingidas e os fatores que influenciam esse processo em cada comunidade ou região.



Hipovitaminose A

 Hipovitaminose A é considerado um problema de saúde pública em 37 países, incluindo o Brasil, sobretudo na região Nordeste, onde a situação é agravada durante os períodos de seca em decorrência das limitações impostas pela escassez de água à produção de alimentos, ao saneamento ambiental e à higiene pessoal.
Nesse contexto, as principais vítimas são os pré-escolares (ao lado de gestantes e nutrizes), devido à sua maior demanda por nutrientes requeridos para o processo de crescimento, bem como em virtude de uma alimentação, quase sempre, deficiente em vitamina A.


Anemias

As anemias nutricionais constituem o maior problema nutricional da atualidade. É consenso entre os estudiosos que a deficiência de ferro é o principal responsável pelas anemias nutricionais. Estudos sobre anemia em crianças e gestantes brasileiras, grupos reconhecidamente como de maior risco, mostram sempre uma prevalência elevada. As implicações das anemias parecem bem estabelecidas na redução da atividade física, do rendimento do aprendizado e do comprometimento dos sistemas de defesa imunológica, facultando a ocorrência e/ou o agravamento de doenças infecciosas.

 Bócio endêmico

O bócio endêmico é determinado pela deficiência de iodo nos alimentos e na água de regiões afastadas do litoral e, portanto, pobres em iodo natural. Esta deficiência prolongada desenvolve uma disfunção na glândula tireóide. A intervenção nutricional com a adição de iodato de potássio ao sal tem eficácia universalmente comprovada.








Nenhum comentário:

Postar um comentário